Arquitetura Serverless: você já conhece?

Com o verdadeiro propósito de possibilitar que toda e qualquer empresa de software crie e assegure seus aplicativos com baixíssima preocupação com a infraestrutura em que irão funcionar, surgiu a “computação sem servidores”, também conhecida como arquitetura Serverless. Esse conceito relativamente novo ganhou popularidade com serviços como Microsoft Azure e Google Cloud. Neste artigo, esclareceremos todas as suas dúvidas sobre o que realmente é a arquitetura Serverless. Está pronto? Então vem com a gente!

Serverless com Servidores?

Antes de nos aprofundarmos na conceituação de arquitetura Serverless, é preciso entender integralmente o seu nome e relacioná-lo à realidade. Traduzindo de maneira literal, Serverless significa “sem servidor”, mas isso não é totalmente verdade. A arquitetura Serverless ainda se apoia em servidores, porém, nela, os desenvolvedores não necessitam configurar e atentar-se à grande maioria dos âmbitos da infraestrutura em que seu aplicativo será executado.

Todas as resoluções dinâmicas de infraestrutura ficam plenamente ocultas para desenvolvedores e operadores da aplicação. E, agora, com essa ambiguidade desmistificada, podemos finalmente começar o conteúdo!

Como Realmente Funciona?

A arquitetura Serverless é um modelo de execução onde provedores de cloud são responsáveis por executar códigos com soluções que são designadas dinamicamente, cobrando somente os recursos utilizados para executar aquele código singularmente. Comumente, o código é executado em containers stateless, que podem ser ativados de inúmeras formas, como por exemplo: serviços de filas, avisos de monitoramento, upload de arquivos, eventos agendados, requisições HTTP, entre outros.

Por fim, o código enviado ao provedor é, na grande maioria das vezes, escrito em funções. Por isso, a “computação sem servidores” também é conhecida como “Functions as a Service” (FaaS). Hoje, os mais conhecidos provedores de FaaS do mercado são AWS, Microsoft Azure e Google Cloud.

Quais as Principais Vantagens da Arquitetura Serverless?

Não há dúvidas de que esse modelo de serviço tem alcançado popularidade em todo o mundo devido às inúmeras vantagens que oferece a seus usuários. Vamos destacar alguns dos principais benefícios da arquitetura Serverless para negócios:

Minimização de Gastos

A cada vez que sua aplicação é executada, você é taxado apenas pelo processamento consumido. Assim, não é preciso pagar por tempo de não funcionamento, uma complicação comum para quem usa máquinas virtuais.

Auto Scaling

Todo o funcionamento em escala é realizado automaticamente na arquitetura Serverless: quanto maior o consumo de suas funções, mais disponibilidade para novos usos ela terá. Dessa forma, podemos afirmar que o escalamento da sua aplicação é quase infinito.

Maior Flexibilidade

Muito conectado ao benefício de redução de custos, todo o dinamismo dessa estrutura também é um ponto chave. O Serverless é ofertado completamente sob medida, sem quantidade concreta e fixa de memória, espaço ou processamento, facilitando assim a adequação ao que é verdadeiramente necessário para o cliente.

Essa flexibilidade é significativamente maior do que outros serviços tradicionais de nuvem, que possibilitam pequena redução ou ampliação com certa facilidade, pois é completamente dinâmica e automática.

Conclusão

Agora que você já entendeu o que é a arquitetura Serverless, fique atento aos nossos próximos conteúdos se quiser conhecer ainda mais sobre esse mundo de tecnologia. Não temos dúvidas de que vai gostar!

Rolar para cima