Segundo levantamento da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados com foco em varejo on-line, em parceria com a ClearSale. Black Friday registrou mais de R$ 1,2 bilhão em transações, 4,3% a menos do que em 2021, mas igualando-se a 2020. O tíquete médio ficou empatado com um ano antes, em R$ 571,15. O total de pedidos teve uma queda de 4,4%, em relação ao mesmo dia do ano anterior, e atingiu a marca de 2,2 milhões. Já o sábado foi uma retomada, já que nos dois dias anteriores a receita de vendas caiu mais de 30% em comparação a 2021.Em quantidade de produtos vendidos, sábado ficou apenas 1,4% menor do que em 2021, com 5,8 milhões de itens.
Clientes mais cautelosos
Os clientes em 2022 se mostraram mais preocupados do que nos outros anos com as compras, com a volta do presencial muito até preferiram ir presencialmente para conferir as ofertas, o que é um bom indício de ferramenta para segurança
Utilização de métodos de pagamento seguros
Os mais utilizados nas vendas on-line mantiveram a tendência do período, com destaque para o Pix, que assumiu o segundo lugar como método de pagamento mais usado: cartão de crédito (55,9%), seguido do PIX, com 16,2%
Estar sempre com o antivírus atualizado
Maior fiscalização
Procon fez uma força tarefa para averiguar possíveis fraudes, A fiscalização do órgão encontrou reduções irrisórias de valores e até aumento no valor dos produtos. As lojas fiscalizadas durante a ação foram autuadas administrativamente
O estendimento para black week
A black Friday esse ano já estava em alta no início do mês, com uma diluição de compra voltada agora não apenas a um único dia, o que fez os clientes terem tempo de estudo dos produtos, produzindo uma queda de venda no dia principal de vendas que seria a última sexta-feira do mês.