Armazenamento em nuvem e backup em nuvem. Qual a diferença?

Você já ouviu falar na solução EDR a evolução do antivírus? Se a sua resposta for não, você pode estar muito desprotegido. 

O EDR é muito mais do que antivírus, pois ele tem muitas utilidades para fazer a proteção dos seus dados pessoais como também da sua empresa. 

Então, venha conhecer melhor o EDR a evolução do antivírus e se surpreender com muitas vantagens que ele poderá trazer para você. 

Você sabe o que é EDR a evolução do antivírus?

Endpoint Detection and Response, mais conhecido como EDR, é um antivírus que consegue fazer a detecção de vírus malwares e também de diversos tipos de ataques. 

De modo que, ele não é um antivírus que somente responde a essas ameaças como qualquer outro, pois ele é diferente e exclusivo. 

O EDR é considerado por alguns MSPs como uma nova geração de antivírus, só que na prática ele acaba sendo muito mais do que isso. 

Sabemos que os antivírus populares usados por pessoas ou empresas, chegam até demonstrar uma boa eficiência quando se trata em detectar ameaças. 

Contudo, esses tipos de antivírus somente reconhecem as ameaças e passam as informações para as pessoas responsáveis e não conseguem reagir contra a ameaça. 

Agora, o EDR age de uma forma diferente quando uma ameaça é detectada, sendo que ele automaticamente toma as medidas necessárias para neutralizar e também evitar maiores problemas. 

Essa tomada de decisões e neutralização da ameaça só é possível, porque o EDR tem uma aplicação que é baseada na Inteligência Artificial.  

Existem alguns antivírus que usam o mesmo modelo de aplicação baseada na Inteligência Artificial, só que o EDR tem um diferencial, pois ele conta com vários núcleos baseados na IA. 

Desta forma, são esses núcleos que rastreiam todas as máquinas e também fazem as aplicações para detectar e responder todas as ameaças cibernéticas. 

Só de entendermos melhor o que é o EDR já dá pra perceber que quando falamos EDR a evolução do antivírus, é a mais pura verdade. 

Entendendo melhor o funcionando do EDR a evolução do antivírus

Sabemos que as soluções do EDR fornecem em tempo real uma visibilidade para a rede de endpoints, e também tem a capacidade de identificar e responder ameaças. 

Então, para que o EDR consiga realizar tudo isso, ele faz uso de alguns mecanismos que listamos abaixo para você. 

Mecanismo 1: Coleta de Dados 

É realizada uma coleta de dados que são gerados pelas atividades no endpoint, atividades essas como logins de usuários, atividades de comunicação e execução de processo. 

Mecanismo 2: O Armazenamento de dados 

São armazenados dados em tempo real de eventos de segurança no endpoint, desta forma, as equipes de segurança fazem o uso dessas informações para responder a incidentes de segurança quando eles ocorrerem. 

Mecanismo 3: Engine de Detecção 

São realizadas análises de comportamento para estabelecer um padrão normal de atividade no endpoint e também, para identificar quais anomalias representam atividades maliciosas. 

Então, para que seja possível que o EDR forneça as visbilidades em tempo real, ele realiza essas atividades dos três mecanismos de uma forma contínua. 

Desta forma, quando uma ameaça é detectada, a solução de EDR já faz uma alerta ao administrador e também ao mesmo tempo já executa uma resposta para a ameaça. 

Saiba mais sobre a importância do EDR na empresa

Como sabemos, a cada dia que passa estamos mais expostos a diversos tipos de ameaças. 

Desta forma, a solução de EDR acaba sendo importante para a sua empresa pois ela vai auxiliar no controle de todos os pontos de entrada dentro da rede de seus clientes. 

Além disso, ele faz o monitoramento de todos os terminais controlando muitas ameaças modernas que são impossíveis de serem detectadas pelos softwares de antivírus comuns. 

O EDR se torna ainda mais importante e essencial para uma empresa, pois ele ajuda a fazer o monitoramento e proteção do sistema contra o APTs. 

Advanced Persistent Threats, também conhecido como APTs, são as ameaças persistentes avançadas, essas ameaças utilizam vulnerabilidades específicas para conseguir acessar uma rede. 

Então, se você realmente quer proteger a sua empresa, fazer um investimento no EDR a evolução do antivírus é mais adequado do que utilizar um antivírus comum. 

Para você compreender melhor a importância do EDR, pode-se dizer que ele seria como um plano de saúde completo, que vai atender todas as suas necessidades. Já um antivírus comum seria como um plano básico ou teria alguns recursos que não estão inclusos. 

Os benefícios do EDR a evolução do antivírus

Agora que você já sabe a importância do EDR para a sua empresa, precisamos saber quais são as vantagens de utilizá-lo. 

Então abaixo, listamos para você as vantagens que o antivírus comum não traz para você e que você só terá se utilizar o EDR. 

  • Tem uma resposta avançada: O EDR possui recursos de análise e respostas, tendo inclusive a respostas automáticas às ameaças; 
  • Relatórios e alertas: O EDR permite que você tenha uma visualização completa sobre seu sistema de segurança, gerando assim muitas informações que podem agregar muito valor; 
  • SO: Tem um suporte de SO com vários sistemas operacionais; 
  • Maior integração: O EDR permite que você o entregue com diversos tipos de sistemas de controle da informação, tendo assim um controle mais eficaz; 
  • Tem funcionalidades de controle: munido de anti exploração, antiphishing e antimalware; 
  • Maior detecção: Tendo uma detecção avançada o EDR consegui detectar ameaças de uma forma muito mais eficaz do que os antivírus normais; 

Como podemos perceber, o EDR é a evolução do antivírus e uma solução muito completa e também eficaz para a sua proteção e de sua empresa. 

Importante lembrar que o EDR é a única ferramenta que consegue realizar a proteção contra o temido e conhecido como Dia Zero, que é uma das formas de invasão mais perigosas que existem. 

Então, agora que você sabe que o EDR realmente é a evolução do antivírus, não perca mais tempo e comece a utilizá-lo agora mesmo. 

Rolar para cima