Backup seguro: Melhores práticas para sua máquina

Realizar o Backup seguro de uma máquina sempre é algo muito complicado. Muitos documentos precisam ser salvos em um HD externo, e sempre fica o medo de esquecer alguma coisa na memória. Mas hoje nós vamos lhe dar algumas dicas para que seu backup seja mais seguro e efetivo.

Algumas práticas simples, podem ajudar você a realizar um backup mais seguro e sem o medo de esquecer nada na sua máquina. Assim vamos descobrir o que pode fazer você ter seus documentos seguros antes de limpar sua máquina.

Portanto, se você deseja descobrir como realizar um backup seguro da sua máquina, nós vamos te mostrar como fazer isso.

Realizando um Backup seguro

Antes de falarmos as nossas dicas de como realizar um backup seguro, aqui vai uma boa dica para evitar ter de realizar backup. Muitas vezes o backup é realizado devido ao excesso de aplicativos e documentos armazenados. Mas calma, geralmente isso só ocorre depois de muitos anos.

Uma dica é periodicamente armazenar seus documentos em um disco removível e excluir alguns aplicativos desnecessários. Pois assim pode levar mais tempo para seu computador necessitar de um backup.

Assim vamos ver quais são as medidas a serem tomadas para ter um backup seguro e não perder tudo aquilo que você não deseja perder.

Disco rígido externo

Nós começamos falando que é importante a transferência periódica dos arquivos, portanto a nossa primeira dica é escolher bem onde você irá armazenar.

Vamos começar pela forma mais tradicional para a maioria das pessoas, que são os discos rígidos externos (USB, HD externo, entre outros).

Essa maneira é mais prática e até mesmo segura para se armazenar documentos, mas é preciso saber onde. Uma vez que os serviços de nuvem podem não ser a opção mais segura. Pois que eles podem sofrer invasões, quedas e possuem até um certo risco de perda dos documentos armazenados.

Por isso muitas empresas optam por HDs, eles são mais lentos para efetuar a gravação de documentos. Mas em compensação, eles podem armazenar até 8 terabytes de documentos, o que é muito em relação aos pendrives é muito mais. Em média um pendrive costuma ter por volta de 128 gigabytes de memória.

Entretanto, por ser uma opção mais em conta no mercado, muitas pessoas preferem o pendrive. Eles têm em torno de 32 e 64 gigabytes, mas existem alguns modelos hoje em dia que podem armazenar até 1 tera de memória. Entretanto, uma vez danificado o pendrive é mais difícil de ter os arquivos recuperados.

Ainda existe a possibilidade de realizar o armazenamento no SSD que é uma versão do HD externo que é mais robusto. Ele é mais rápido para realizar o armazenamento e a retirada de arquivos.

Armazenamento na Nuvem

O armazenamento em nuvem, na maioria das vezes, ocorre no google drive. Mas também pode ser efetuado no Amazon drive e no Onedrive da Microsoft. Em geral você pode armazenar até 16 gigabytes em documentos.

Portanto, ele é muito eficiente para armazenar documentos em word, planilhas e apresentações. A sua principal vantagem é que, independentemente do que possa ocorrer, seus arquivos estarão sempre salvos na rede, e você sempre terá acesso pela sua conta.

Mas sua principal desvantagem, é que ele está muito sujeito a invasões de hackers e quedas de sistemas. Por isso, muitas empresas optam por utilizar o HD externo ou mesmo sistema de armazenamento interno.

Realizando um Backup eficiente e seguro

Agora que já apontamos quais são os locais onde o seus arquivos podem ficar guardados. Vamos a mais algumas dicas para que além de um backup seguro ele possa ser eficiente.

De forma que não sejam guardadas informações erradas nem o armazenamento seja danificado:

● Teste periodicamente seus arquivos: Ao serem armazenados os arquivos podem vir a serem corrompidos. Isso significa que eles não podem abrir quando você clicar.
● Saiba o que está indo para o backup: preparar um backup seguro não é apenas despachar documentos. Muitas vezes é preciso ter o cuidado de saber quais são as informações que estão sendo enviadas, pois elas podem estar em duplicidade ou serem documentos redundantes.
● Tenha uma rotina de segurança: Isso é fundamental para não perder documentos. Assim, pense numa periodicidade para guardar seus arquivos, isso pode lhe ajudar a não ter problemas futuros. Por isso é importante ter uma rotina de backup.

Apesar de serem simples, essas dicas são essenciais para realizar um backup seguro. E assim você poderá ter seus documentos a salvo de qualquer possível problema que possa vir a ocorrer em sua máquina.

Se sua empresa tiver um sistema de armazenamento interno é muito conveniente que ele seja constantemente testado. E que a equipe de T.I sempre o monitore para que não haja problemas com hackers e invasões.

Portanto, esteja sempre atento e até nesses casos guarde informações importantes em mais de um lugar.

Conclusão: Como realizar um backup seguro

Podemos chegar a conclusão de que ações simples podem levar a um backup seguro. Tendo sempre suas informações protegidas de possíveis problemas que as máquinas estão sujeitas. Seja pelo tempo, por segurança ou por praticidade, o backup sempre é necessário.

Lembre-se que se o backup for realizado na rede ou seja em nuvem, o cuidado deve ser redobrado. Pois, além do sistema nuvem está sujeito a invasões de malwares, ele também está sujeito a quedas do sistema e inevitavelmente pode ficar fora do ar. Por isso, fica a dica: não guarde nada muito importante em nuvem.

Uma máquina com menos documentos e aplicativos, geralmente funciona com mais precisão e mais velocidade. Realizar um backup seguro na sua máquina pode elevar a vida útil da mesma e fazer com que ela melhore sua eficiência em baixar arquivos ou ter mais rapidez com a internet. Portanto, sempre que possível faça seu backup.

Assim, essas foram nossas dicas para realizar um backup seguro e eficiente. Essas dicas podem ajudar você a ter documentos por mais tempo e sem medo de riscos. Mas nós vamos ficando por aqui boa sorte.

Vida longa para sua máquina!
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